O primeiro avião Pilatus PC-24 com interior aeromédico foi entregue a Royal Flying Doctor Service da Austrália (RFDS Western Operations) no dia 26 de novembro de 2018, em Stans. Configurado para transporte de pacientes, este PC-24 foi especialmente desenvolvido para atender as necessidades específicas da RFDS e foi equipado para missões aeromédicas em toda a Austrália.
O interior foi equipado em parceria com a Aerolite AG, uma empresa suíça especializada em interiores de aeronaves médicas. A espaçosa cabine pressurizada pode acomodar o equipamento médico necessário e macas para três pacientes e assentos adicionais para o pessoal médico.
Dependendo do tipo de missão, a cabine foi projetada para permitir uma modificação rápida e flexível para máxima liberdade. A grande porta e o dispositivo elétrico de movimentação da maca facilitam o embarque e desembarque do paciente de forma segura e fácil. O PC-24 é o primeiro jato do mundo a oferecer essa possibilidade graças a sua porta e que vem como padrão da fábrica.
Sistemas individuais de oxigênio e energia garantem o monitoramento e o suporte de pacientes com vários parâmetros. Segurança adicional é fornecida na forma de um segundo sistema de energia separado para a cabine e sistemas de comunicação dedicados para a equipe médica, garantindo assim assistência médica ininterrupta.
Em operação contínua desde 1928, a RFDS é uma das maiores e mais profissionais organizações aeromédicas do mundo. Ele fornece assistência médica básica abrangente em toda a Austrália, além de um serviço de emergência 24 horas. A RFDS atualmente possui uma frota de mais de 35 Pilatus PC-12.
A RFDS celebrará seu 90º aniversário com a entrada em serviço do PC-24. O avião será usado para o transporte de pacientes em longas distâncias em conjunto com a frota existente de aeronaves PC-12.