Espírito Santo – A equipe do helicóptero Harpia 02 resgatou, no fim da tarde de sábado, 04 de janeiro, um parapentista de 52 anos que havia se acidentado na rampa de voo livre do município de Iconha, sul do Estado. O equipamento se fechou após a decolagem, ao sofrer uma forte rajada de vento, e caiu sobre uma árvore existente na encosta do morro, a cerca de 500 metros do solo.
Pedro Aloísio Lovatti ficou pendurado pelas cordas do parapente, que ficaram enroscadas na árvore. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e constatou ser impossível acessar o local e realizar o salvamento por terra, sendo necessário o acionamento do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).
Os pilotos do Harpia 02, major Quintella e capitão Pablo e os Tripulantes Operacionais, sargento Freitas e cabo Marlon, prepararam a aeronave com os equipamentos para salvamento em altura e se deslocaram imediatamente ao local do resgate.
As boas condições de visibilidade permitiram um deslocamento rápido e seguro e em 15 minutos de voo a equipe do NOTAer chegou ao local para iniciar a complexa operação de retirada do parapentista do local.
Para o resgate foi empregada a técnica do McGuire, onde um tripulante operacional foi conduzido ancorado ao helicóptero na ponta de uma corda de 30 metros e levado até o local da queda para ter acesso a vítima. Durante toda a operação, que durou cerca de 15 minutos, a aeronave permaneceu em voo estacionário sobre a copa da árvore, até que o parapentista fosse alcançado, socorrido e acoplado ao tripulante para ser içado a um local seguro.
O alto grau de proficiência e trabalho em equipe da tripulação possibilitaram o sucesso do salvamento. A situação era delicada devido a área de difícil acesso e o forte vento na região.
Confira o vídeo:
Fonte: NOTAer/ES.