A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Paraná, apresentou nesta sexta-feira (20), em Curitiba, o imageador aéreo do Grupamento Aéreo Policial Resgate (Graer), adquirido pelo Governo Federal para a utilização durante as ações de Segurança Pública da Copa do Mundo Fifa 2014. Todas as cidades-sede receberam o equipamento.
O sistema, que possibilita às aeronaves do Graer realizar monitoramento noturno durante o patrulhamento, ações de resgate, busca ou socorro em matas ou na água, serviço de inteligência ou em qualquer outra situação, foi recebido há cerca de duas semanas e, depois da instalação, vários testes e aprovação final, foi utilizado pela primeira vez na partida entre Irã e Nigéria, que estreou Curitiba na Copa do Mundo de 2014.
“Trata-se de um instrumento para auxiliar no acompanhamento e na elaboração do planejamento de novas ações policiais conseguimos acompanhar mais facilmente pessoas e locais suspeitos onde devemos atuar e acompanhar de operações com perímetro bem maior, além de aumentar a prevenção ação e guarda”, explica o Secretário de Estado da Segurança Pública.
Para o comandante do Graer, tenente-coronel Orlando Artur da Costa “é uma mudança de paradigma no serviço aeropolicial porque proporciona visão ampla e específica para dar ao policial militar que está no solo a segurança necessária para cumprir a missão, proporcionando maior segurança às ações”, explica.
“É um equipamento de alta tecnologia, um sistema de imagens aéreas que serve de plataforma de observação para ajudar as viaturas em solo como localizar esconderijos, além de auxiliar o serviço de inteligência dos órgãos de Segurança Pública. Ele permite uma melhor visualização onde a visão humana é impossível, mas que pode existir com o uso de imageadores térmicos e câmera infra-vermelho como este novo equipamento. O sistema permite manter referências com o solo através de GPS, satélite, orientando e dando segurança ao policial”, completa o tenente-coronel Artur.
Confira as fotos:
Fonte: Paraná Online