Santa Catarina – Na manhã de segunda-feira (28), o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros, em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), realizou atendimento pré-hospitalar de um homem de 56 anos com parada cardiorrespiratória (PCR), que estava em sua residência, no Município de Palhoça.
O helicóptero Arcanjo 01 foi acionado pela Central de Regulação do SAMU, pois a vítima necessitava de suporte avançado. Ao chegar ao local, encontraram o homem inconsciente sendo atendido por socorristas do Corpo de Bombeiros Militar.
A vítima apresentava ausência de sinais vitais, necessitando de recuperação cardiopulmonar. A equipe utilizou compressor torácico mecânico (LUCAS 3), o qual realiza compressão torácica automática e auxilia na execução das massagens cardíacas, aumentando a qualidade e precisão.
Foi a primeira PCR revertida com o equipamento do helicóptero Arcanjo 01. Após a estabilização, a vítima foi transportada pela aeronave, acompanhada da equipe de saúde, até o Hospital Regional de São José.