Santa Catarina – Desde 2016 atuando em Blumenau com o Arcanjo 03, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros aluga um hangar para manter a aeronave e a sua sede administrativa no aeroporto de Blumenau. O aluguel por mês tira R$ 6.000,00 do orçamento do Corpo de Bombeiros.
A longo prazo esse valor pode ser economizado com a nova sede que o BOA busca com a prefeitura de Blumenau. A construção de uma sede no próprio aeroporto em um espaço que é da Prefeitura viabilizaria a construção. Ainda falta a confecção do plano diretor para o aeroporto, para que se delimite suas áreas e assim seja feita a doação do terreno e inicie a construção. Segundo a prefeitura, nos próximos meses será definido o tamanho do terreno. Ainda não há projeto para construção.
O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) também recebeu a demanda do Corpo de Bombeiros para construção da nova sede.
Com o mesmo objetivo, porém com possibilidade de ocupação imediata, o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) pretende utilizar área da Agência de Desenvolvimento Regional (26ª ADR), que fica às margens da BR-282, em Lages. A ideia é transferir o hangar da 5ª Cia do BAPM de Lages para essa área. As ADRs foram extintas recentemente pelo governo do Estado.
Atualmente o helicóptero Águia 04 fica em um hangar alugado no aeroporto de Lages. O valor mensal é de R$ 11.000,00. A mudança para o terreno geraria economia e com uma unidade própria, a sede administrativa poderia ser ampliada e modificada para as necessidades da companhia.
A ADR de Lages possui espaço para hangaragem e pátio para pouso. Além disso tem alojamento, cozinha, área administrativa e auditório. O prédio precisaria apenas de algumas melhorias, porém ainda não há previsão de mudança para o novo endereço.
O Águia 4 está desde maio de 2015 em Lages, atendendo ocorrências de resgate, apoio ao Samu, ocorrências policiais, combate à incêndio florestal, apoio a defesa civil em catástrofes entre outros atendimentos.