Santa Catarina – Um paciente com queimadura grave foi transportado a Campos Novos de helicóptero no final da tarde de segunda-feira (12). A ocorrência iniciou por volta das 18h. A equipe do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA) e do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFron) da Polícia Civil saiu de Chapecó com o helicóptero da Polícia Civil com um paciente que sofreu queimaduras nas vias aéreas.
A vítima estava entubada, respirando com ajuda de aparelhos, e precisaria ser transferida a Lages. Conforme a equipe do SARA, como o transporte era urgente e teve início quase ao anoitecer, a vítima foi levada para Campos Novos onde uma UTI móvel do SAMU aguardava para continuar a transferência a Lages. Isso aconteceu, pois por questões de segurança, a aeronave não pode fazer voos de resgate noturnos.
Conforme o delegado Ricardo Casagrande, a aeronave foi utilizada até onde era possível fazer [o transporte] com segurança das equipes, reduzindo ao máximo o tempo resposta. O paciente seguiu com o SAMU para ser atendido em hospital especializado para queimados.
Fonte: Michel Teixeira – Notícias.