Ceará – No último sábado (4), operadores de suporte médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atuam na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) receberam treinamento sobre desencarceramento veicular.
O curso teve início no dia 28 de maio, com aulas teóricas. As atividades práticas ocorrem durante todo o mês de junho. Três turmas foram divididas para a dinâmica, que é realizada em uma oficina situada em Fortaleza. O objetivo principal foi fortalecer os protocolos diante de resgate de vítimas presas em ferragens após acidente automobilístico, como também padronizar o atendimento de médico e enfermeiro nesse cenário.
O treinamento contou com o instrutor Sargento BM Moura, que também integra o corpo de profissionais da CIOPAER. Foram cinco horas de treinamento, que incluiu manuseio dos equipamentos de desencarceramento, técnicas de desencarceramento, retirada de portas, criação de uma terceira porta, retirada parcial e total do teto do carro, peculiaridades no veículo tombado e capotado e simulado de extração veicular com retirada rápida.
Esta atividade faz parte da formação do operador de suporte médico da Unidade Aérea Pública (UAP), que conta com desencarcerador a bordo do helicóptero, principal equipamento para acessar vítima presa à ferragens. Toda a equipe que tripula a aeronave manuseia esse equipamento, permitindo o revezamento na cena, mitigando a exaustão do profissional e agilizando o tempo de acesso e remoção da vítima, aumentando as chances de sobrevivência.
Neste ano, o serviço aeromédico foi acionado para 29 ocorrências, considerando o período de janeiro até maio.