Bahia – O Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu na manhã de sexta-feira (26), o IV Encontro com Operadores de Drones (IV ECOD) no auditório do Centro de Operações e Inteligência da SSP – BA, em Salvador.
Participaram da mesa de debates do encontro, o Comandante do GRAER, Ten Cel PM Renato Lima; o Cel Av J. Roberto, do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos; o Maj Av Ciro, Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador; o Delegado Jorge Figueiredo, da Polícia Civil da Bahia; o Gerente Técnico da Agência Nacional de Aviação Civil, Sr Rafael Gasparini; o Dr. Pompílio Araujo, Perito Criminal da Polícia Federal; e o Sr Gilmar Ferreira, Coordenador Regional de Fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações.
O Ten Cel PM Renato iniciou o evento falando sobre a operação de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), também denominados como drones, no cenário mundial, brasileiro e baiano e enfatizou aspectos ligados ao objetivo do ECOD.
Segundo Renato, “o ECOD visa proporcionar ao púbico em geral, civil e militar, a oportunidade singular de discutir com os técnicos e autoridades aeronáuticas o tema Operação de Drones, com foco na segurança de voo.”
Na sequência, foi apresentado à plateia o áudio do Controle de Tráfego Aéreo sobre o recente e preocupante caso de suspensão das operações de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas.
Por meio de webconferência, houve, também, a participação dos especialistas Cel PM RR Alexandre Beni, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, piloto de helicóptero e especialista em direito aeronáutico e de Emerson Granemann, Engenheiro Cartógrafo, que discorreram sobre o áudio de Congonhas e sobre aspectos gerais da operação com drones.
Concluída a parte expositiva, o Ten Cel PM Renato passou a palavra a cada um dos membros da mesa, que se manifestaram sobre as suas missões constitucionais e responderam questionamentos diversos feitos pelos presentes, momento em que muitos esclarecimentos foram feitos acerca de documentações exigidas, procedimentos mais atuais, Poder de Polícia de órgãos como a ANATEL, e sugestões para mudanças legislativas.
Já próximo ao final do evento, houve a participação do Ten Cel Av Vargas, oficial do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que fez esclarecimentos, também por webconferência a partir do Rio de janeiro, sobre o sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS), que está com nova versão.
O público foi composto por cerca de 180 pessoas entre operadores de drones, contratantes de serviço, imprensa, pilotos de aeronaves tripuladas e não tripuladas, psicólogos e integrantes da Marinha, Exército e Força Aérea.
O evento faz parte do calendário do Programa RPAS da PMBA, que promove a implantação da operação de drones na corporação por meio do Sistema de Operações Aéreas (SIOPAER), recentemente instituído por portaria do Comandante-Geral da PM.