EUA – Life Flight Network, a maior operadora aeromédica sem fins lucrativos dos Estados Unidos, anunciou a adição de uma base de asa fixa em Lewiston, Idaho. Este novo serviço aumentará os atendimentos no centro-norte de Idaho, leste de Washington, leste de Oregon e oeste de Montana.
A nova base de asa fixa, com inauguração prevista para dezembro, será autônoma e contará com pilotos, mecânicos, enfermeiros e paramédicos dedicados e terá à disposição um avião turboélice Pilatus PC-12 NG. A adição desta base representará aproximadamente US$ 2 milhões em impacto econômico para a área.
“Por mais de uma década, a Life Flight Network tem sido um parceiro valioso do St. Joseph Regional Medical Center, ajudando pacientes a obterem cuidados essenciais rapidamente”, disse Kris Moore, Diretor do Departamento de Emergência de St. Joseph. A Life Flight Network possui 25 bases de helicópteros, nove bases de asa fixa e duas bases neonatais e pediátricas, com uma frota combinada de helicópteros, aviões e ambulâncias terrestres.
Além dos helicópteros, são 10 aviões Pilatus PC-12NG dedicados para essa operação. Ela complementa as atividades desenvolvidas pelos helicópteros, especialmente porque é pressurizada e navega acima dos padrões climáticos típicos do noroeste do Pacífico e da região oeste das montanhas. A uma velocidade máxima de 270 milhas por hora, o tempo de voo de Lewiston para Seattle é de aproximadamente uma hora.