Canadá – Em outubro, a operadora aeromédica canadense, especializada em repatriação médica internacional, Fox Flight Air Ambulance, completa 25 anos de atividade. A empresa foi lançada em outubro de 1997, originalmente como um serviço de acompanhamento de pacientes em voos comerciais e hoje, com sede em Toronto, opera uma frota de três ambulâncias aéreas Learjet.
Em 2002, a empresa deu um grande passo e comprou sua primeira ambulância aérea, um Cessna Citation, e começou a fornecer serviços de ambulância aérea principalmente para canadenses em férias na Flórida e no Caribe. “Era uma operação muito simples na época e eu ainda estava voando na maioria das missões como enfermeiro de bordo”, lembra David Fox.
À medida que a demanda pelos serviços de ambulância aérea crescia, em 2005 a empresa decidiu expandir com a compra de uma ambulância aérea Learjet 35. Essa mudança permitiu que a Fox Flight começasse a repatriar viajantes norte-americanos que retornavam do Reino Unido e da Europa continental e provou ser um importante ponto de virada para a empresa.
“A expansão para a Europa nos permitiu aumentar nossos negócios ao longo do ano, em vez de depender da temporada de viagens de inverno no Canadá”, explica David Fox. “Conseguimos estabelecer rotas estáveis para a Europa e desenvolver relacionamentos com clientes de seguros de viagem que mantemos até hoje.”
A Fox Flight voltaria a expandir sua frota em 2006 com a compra de um segundo Learjet 35, depois um terceiro em 2013. Um quarto jato, um Learjet 36, foi adicionado à frota em 2014. Ao longo do caminho, a empresa também expandiu as instalações do hangar no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, acrescentou seu próprio departamento de manutenção e mudou para uma sede moderna com área de expedição dedicada e instalação segura de armazenamento para suprimentos médicos.
Em 2018 e 2019, a empresa atualizou toda a sua frota de ambulâncias aéreas para o Learjet 40-Series (40-XR). Um Lear 45 foi adicionado à frota em junho de 2021. A Fox Flight acabou crescendo para empregar uma equipe com mais de 60 funcionários, voando mais de 300 missões por ano.
Em 2021, a Fox Flight foi nomeada “Equipe do Ano” pela revista Canadian SME, uma publicação dedicada a pequenas e médias empresas e empreendedores no Canadá, por seu trabalho vital no transporte de pacientes COVID-19 durante a crise de UTI em hospitais canadenses no auge da pandemia.