TC QOPM MÁRCIO LUIZ RAMOS PEREIRA
TC QOPM JOSILEI ALBINO GONÇALVES DE FREITAS
Trabalho Técnico-Científico/ Profissional apresentado como requisito de conclusão do Curso de Altos Estudos da Polícia Militar do Distrito Federal – ano 2011. Orientador: TC QOPM Wanderley F. Nunes
RESUMO
Este trabalho se propõe a analisar as condições operacionais em que se processam as operações aéreas a baixa altura com carga externa viva, especificamente Rappel e Mc Guire.
Por intermédio de pesquisas pormenorizadas das condições de operações do BAvOp nas aludidas manobras pretende-se apresentar as possibilidades de mitigação dos riscos de acidente inerentes à atividade aeronáutica e o incremento qualitativo da segurança de voo.
A máquina O HB 350/AS 50 Esquilo, equipamento de concepção francesa montado no Brasil e predominante no segmento da aviação de segurança pública, é a plataforma na qual se processa a atividade alvo da pesquisa e apresenta possibilidades de adaptação, revitalização e incorporação de recursos tecnológicos, que potencializam o emprego de helicópteros em missões policiais e de defesa social, não restrito aquele modelo, tais recursos são aplicáveis também as demais aeronaves.
O ambiente em que se processa a atividade também é abordado e investigado com foco nas regras formais e informais que preparam e normatizam as manobras visando compreender o grau de percepção de segurança de voo que permeia o serviço aéreo da PMDF. Por fim o elemento humano é avaliado como conjunto em suas características fisiológicas, seu arcabouço de conhecimentos técnicos e necessidades.
Destarte os pesquisadores buscaram de maneira circunspecta, abranger o trinômio da filosofia SIPAER de segurança de voo: o Meio- o Homem- a Máquina, na já arriscada atividade a policial com o incremento da operação aérea com carga externa viva a baixa altura; este tipo de operação já causou acidentes no Distrito Federal ceifando vidas de agentes de segurança pública especializados em atividades aéreas.
Palavras-chave: carga externa; Rappel; Mc Guire; aviação de segurança pública, SIPAER.