A terça-feira, 2 de dezembro de 2014 terminou mais promissora para a família de uma jovem de 26 anos, moradora de Araçuaí-MG, cidade distante 678 km da capital. A mulher se acidentara no domingo a noite e e desde então havia a necessidade de remoção para algum centro médico melhor capacitado para realização do tratamento do traumatismo raquimedular que sofrera no capotamento de um automóvel.
Num esforço logístico e técnico, o Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG, o Comando de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o SAMU-BH se mobilizaram para que a remoção aeromédica ocorresse da melhor forma possível. Assim, foram planejadas as etapas, sendo que a primeira delas foi o deslocamento de médico e enfermeira do SAMU-BH a bordo do avião modelo Carajá (da SEMAD) e tripulado por Policiais Militares (do Corpaer) até o Hospital Municipal de Araçuaí, onde a paciente foi recebida e estabilizada, embarcada e trazida para o Aeroporto da Pampulha, onde foi então embarcada no helicóptero Arcanjo do BOA e finalmente levada ao Hospital João XXIII.
No heliponto a jovem foi recebida por equipe multidisplinar de atendimento ao trauma e seguiu para exames preparatórios e triagem da cirurgia.
O pai da jovem, Sr. Alberto, disse emocionado “Nunca achei que a gente poderia conseguir este tipo de transporte. Os médicos disseram que isso poderá fazer muita diferença na saúde da minha filha. Muito obrigado a todos vocês.”
Ainda emocionados com as palavras do Sr. Alberto, as equipes encerram seus plantões com a sensação do dever cumprido e a certeza de que o trabalho integrado precisa ser incentivado, com cada qual contribuindo com o seu melhor.