Mato Grosso – Operação conjunta entre a Força Aérea Brasileira (FAB), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Mato Grosso, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Policia Federal, realizada no início da noite de segunda-feira (26), resultou na apreensão de aproximadamente 325 quilos de entorpecentes (cocaína). A aeronave vinda da Bolívia com a droga estava em Itaituba, no Pará.
A equipe do Ciopaer decolou do aeroporto Marechal Rondon com um policial federal. Em seguida, pousou em Sinop, onde embarcaram outros dois policiais federais.
De lá, o grupo se deslocou para a pista de pouso próximo a Itaituba, onde estava a aeronave Cessna 210, matrícula PP-HAR, com aproximadamente 325 quilos de cocaína.
Caças da FAB solicitaram o pouso da aeronave, que foi escoltada até a cidade de Jacareacanga. O Gefron acompanhou toda ação. Quando o Ciopaer chegou, o avião já estava em terra. O piloto e um passageiro responsável pela segurança da carga fugiram pela floresta e não foram localizados.
A operação foi considerada de risco, em virtude das condições do tempo. A equipe pernoitou em Novo Progresso, no Pará, e retornou nesta terça-feira (27) a Mato Grosso.
Ascom SESP/MT.