Canadá – Em um esforço para melhorar o acesso à saúde e ao atendimento de urgência de pacientes em áreas rurais e remotas do norte, o governo de Ontário adicionou mais quatro aeronaves Pilatus PC-12 a um pedido anterior de oito, para o serviço de ambulância aérea da Ornge.
Os 12 novos PC-12, no valor de mais de US$ 108 milhões, substituirão a frota atual da Ornge Air Ambulance de oito aeronaves Pilatus, que operam desde 2009. Quando a nova frota de 12 aviões estiver pronta entre 2026 e 2030, a Ornge poderá adicionar duas tripulações para operações aeromédicas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Leia também: Governo de Ontário substituirá frota de aviões Pilatus PC-12 da operadora aeromédica Ornge Air Ambulance.
Além de atualizar e expandir a frota, Ontário investirá cerca de US$ 10 milhões em uma nova base na cidade de Sudbury, onde abrigará seus helicópteros e serviços de asa fixa. Este novo hangar ajudará a coordenar melhor o atendimento de emergência no norte, para garantir que a população receba um melhor atendimento.
Atualmente, a Ornge opera 20 aeronaves (8 aviões PC-12 e 12 helicópteros AW139). Os aviões são usados para transportes de longa distância e os helicópteros são para distâncias mais curtas e resposta de emergência no local.
Ontário é uma província grande e geograficamente diversa. Sua população de mais de 14,5 milhões está espalhada por um milhão de quilômetros quadrados. A população depende do transporte aéreo seguro e confiável como parte de seu sistema de saúde.
Anualmente, a operadora aeromédica Ornge realiza aproximadamente 21.000 transportes de pacientes em ambulâncias aéreas e terrestres. 17% do volume total de transportes de pacientes são realizados pelos aviões. Aproximadamente 98% dos transportes aeromédicos realizados pelos aviões são originários do norte de Ontário.
Para ajudar a aumentar o número de paramédicos na província, o governo oferecerá financiamento para mensalidades gratuitas, livros, taxas obrigatórias e outros custos educacionais diretos. Depois de formados, os novos paramédicos serão obrigados a trabalhar na mesma região em que estudaram, por um período mínimo de seis meses para cada ano completo de estudo financiado pela bolsa.
Além disso, adicionaram mais de 300 vagas para estudantes em programas paramédicos de faculdades provinciais de Ontário, em 2023.