A Omni Táxi Aéreo encerrou no final de junho o contrato de suporte a operação exploratória do bloco offshore da Comunidade Andina (CAN), operado pela Equinor a 300 km da cidade de Mar del Plata, Argentina. As aeronaves usadas foram especialmente preparadas com guincho elétrico para uma eventual necessidade de resgate no mar.
A missão foi realizada em parceria com a operadora de helicópteros local Helicópteros Marinos, que proveu todo o suporte comercial, logístico, aduaneiro e junto à Administración Nacional de Aviación Civil da Argentina (ANAC ).
A Omni atendeu ao contrato com dois helicópteros do modelo AW139, além de uma equipe composta por pilotos, mecânicos, coordenadores de voo e todo o suporte técnico necessário para a operação. Enquanto uma permanecia em terra, outra fazia as trocas regulares de passageiros.
Foram 64 dias de atividades de troca de turma de tripulantes e operação SAR (Search and Rescue, no português, busca e resgate). Ao todo, foram realizados 111 voos regulares em 239 horas voadas e com 1.228 passageiros transportados. A disponibilidade operacional foi de 100% em ambas as aeronaves, sem registro de acidentes ou incidentes.
De acordo com Décio Galvão, diretor comercial da Omni Táxi Aéreo, esses são números importantes da operação. “Sabemos que as condições atmosféricas offshore no sul da Argentina são extremamente desafiantes, com ventos fortes, nebulosidade, dias mais curtos e a temperatura da água congelante. Foi necessária a integração de todo o planejamento, coordenação e execução das equipes multidisciplinares que viabilizaram essa operação, que envolveu uma série de atividades prévias à operação”, afirmou.
A Omni é a única operadora cível brasileira homologada pela ANAC para içamento de pessoas por meio de guincho elétrico, cuja equipe, além dos pilotos, é composta por um operador de guincho, e, em alguns casos, por um mergulhador/socorrista.
Para além do Brasil, o Grupo OHI disponibiliza este tipo de operação na sua afiliada na Guiana, onde opera uma aeronave modelo Sikorsky S92 dedicada para missões de busca e salvamento, equipada com guincho duplo e maca tripla para transporte de pacientes.
“Estamos orgulhosos do nosso trabalho. Finalizamos a operação com diversos elogios do parceiro Helicópteros Marinos e do nosso cliente final. Tivemos a oportunidade de vivenciar diferentes situações operacionais que não encontramos no Brasil, o que enriqueceu o nosso conhecimento e nos qualifica ainda mais para novos desafios”, comentou Décio Galvão.