Rio de Janeiro – Referência no uso de drones, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, no dia 27 de setembro, a visita do comandante da 1ª Seção de Salvamento Marítimo do Núcleo de Busca e Salvamento Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
O major Jectan Vital de Oliveira conheceu de perto a estrutura da Coordenadoria Operacional de Veículos Aéreos Não-Tripulados (Covant), unidade especializada em operações com aeronaves remotamente pilotadas.
“Estamos trabalhando num projeto que envolve este tipo de aeronave em apoio ao trabalho de guarda-vidas da Praia do Futuro, em Fortaleza. A visita é um passo importante para tornar viável a implantação”, afirmou o oficial.
O representante do Corpo de Bombeiros do Ceará aproveitou a oportunidade para avaliar, com riqueza de detalhes, o funcionamento da unidade. Segundo ele, a expertise da Covant serve como modelo e inspiração para outras corporações do Brasil e do mundo. Este ano, o CBMERJ também recebeu a visita do comandante-assistente do Departamento do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos.
“Esses encontros permitem uma importante troca de experiências entre as instituições”. afirmou o o tenente-coronel Rodrigo Bastos, comandante da Covant.
Hoje, os bombeiros do Rio utilizam três drones em operações de emergência e cinco em treinamentos. Os equipamentos são úteis em diversas situações, como auxílio em caso de afogamento, monitoramento de acidentes em grandes áreas, busca de pessoas perdidas em montanhas ou na mata e corpos desaparecidos.
CBMERJ.