O Centro Integrado de Operações Aéreas – Ciopaer de Tocantins efetuou, na tarde do último sábado 31 de março, a localização e resgate dos passageiros e do piloto de uma aeronave de pequeno porte que se acidentou após apresentar problemas técnicos em Palmas/TO.
A equipe multimissão do helicóptero da SSP foi acionada, pelo controle de aeronaves de Palmas, para localizar um avião que havia realizado um pouso de emergência após apresentar problemas durante a decolagem. A aeronave de prefixo PR-LYD, marca Cessna, modelo 210, com três ocupantes a bordo, teria tentado decolar, mas teve problemas e tentou retornar ao aeroporto de Palmas, entretanto, não obteve êxito no procedimento vindo a cair antes que conseguisse.
De posse das características do avião acidentado, a equipe do Ciopaer imediatamente partiu para o provável ponto da queda, localizando a aeronave ainda na área aeroportuária, próximo a cabeceira da pista. Após o pouso do helicóptero os tripulantes operacionais, Cabo Issan e Soldado Wesley mantiveram contato com os dois passageiros e com o comandante da aeronave e, após constatarem que todos estavam bem, deram início ao procedimento de isolamento do local facilitando, ainda a chegada das demais equipes de salvamento e resgate, além da administração do aeroporto até o local.
O comandante do avião acidentado relatou que foi forçado a adotar o procedimento de pouso após constatar a perda de potencia do avião durante a decolagem. Todavia, segundo ele, foi impossível evitar um grande número de avarias no aparelho. O Helicóptero do Ciopaer realizou o transporte do comandante e dos dois passageiros do avião até as instalações do aeroporto para a realização dos procedimentos cabíveis.
Além dos tripulantes operacionais, que participaram de mais uma ação de salvamento executada pela aeronave da SSP, também compuseram o grupo do Ciopaer, em mais esta importante missão, o Major Vieira Lins, comandante do helicóptero e o Capitão e, também copiloto Ricardo Ferrão.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Tocantins