São Paulo – A reforma da Base de Radiopatrulha Aérea da Praia Grande, sediada no bairro Mirim, entrou em sua fase mais importante na última semana: a retirada da cobertura do hangar. Com as obras já bastante adiantadas, a previsão do comando é que o equipamento esteja totalmente pronto, e seja entregue oficialmente até outubro, representando importante reforço na área de Segurança Pública da Cidade.
A reforma está sendo realizada graças à liberação de recursos do Fundo Metropolitano por parte do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e conta com apoio da Prefeitura.
De acordo com o major PM Adriani José de Souza, comandante da base, a troca da cobertura do hangar, que será climatizado, é a etapa mais crítica da reforma e mais importante para o andamento dos trabalhos. “Não tivesse sido pelos esforços do prefeito de Praia Grande na busca de recursos, corríamos o risco de ter que fechar a base. Toda a região perderia se isso acontecesse e haveria um retrocesso”.
A previsão é de que as obras sejam entregues em outubro, passando inclusive a abrigar mais um helicóptero na Cidade, conforme afirmou o capitão Alexandre Gallo Rodrigues, sub-comandante da base.
Ele explicou que a base de Praia Grande atende 22 municípios, desde a divisa com o Paraná até a divisa com o Litoral Norte de São Paulo. Entretanto, a demanda maior é voltada aos nove municípios da Baixada Santista. “Durante todo o ano, contamos com uma aeronave. Com a reforma, está prevista a vinda de mais um helicóptero, voltado ao patrulhamento ambiental”. O local tem capacidade para abrigar até 4 helicópteros, como acontece durante a Operação Verão, quando geralmente mais três aeronaves são enviadas para a Cidade para reforçar a segurança de moradores e turistas de toda a região.
Prefeito de Praia Grande e presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) destacou que a Administração Municipal praia-grandense elaborou projeto e apresentou ao Condesb, conseguindo assim, em 2016, aprovação da verba do Fundo Metropolitano para a reforma do espaço. “A reforma do local, com climatização é necessária para atender as necessidades da nova aeronave e também para a conservação do helicóptero Águia que já é utilizado pela corporação”, disse.
A base foi inaugurada em 2005, ocupa área de 8.785 metros quadrados e conta com hangar e prédio administrativo com 34 dependências. Na área externa possui heliponto, spots para pouso de outros helicópteros, tanque de combustível, antena de comunicação a 20 metros de altura e área gramada.
A localização mais centralizada da sede, que fica próxima ao mar, facilita os deslocamentos para os sobrevoos em toda Baixada Santista com mais agilidade em toda região. A construção do Grupamento foi viabilizada por meio de parceria público-privada na qual a Administração Público cedeu a área e investiu recursos próprios.
Comemoração – Para comemorar os doze anos de atividades em Praia Grande, será realizada uma corrida de rua no dia 17 de dezembro, com percurso de 12 km. Esse será o segundo ano em que a corrida será realizada – a primeira foi ano passado – e a previsão é de que 2.500 corredores participem da prova. A abertura das inscrições deve ocorrer no mês de setembro.