EUA – Na sexta-feira, 31 de janeiro, aproximadamente às 18:25, um Learjet 55, matrícula XA-UCI, da Jet Rescue Air Ambulance sofreu um acidente a menos de cinco quilômetros do Aeroporto do Nordeste da Filadélfia, que atende principalmente jatos executivos e voos fretados. Não houve sobreviventes.
A bordo estavam quatro tripulantes (um piloto, um copiloto, um paramédico e um médico) e dois passageiros (uma paciente de 11 anos e sua mãe de 31 anos). Todas as pessoas a bordo eram cidadãos mexicanos, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do México.
A ambulância aérea estava viajando para o Aeroporto Nacional de Springfield-Branson, no Missouri, quando caiu perto do Roosevelt Mall (shopping center). Depois de passar por tratamento no Hospital Infantil Shriners, na Filadélfia, o destino final do transporte aeromédico era o Aeroporto Internacional de Tijuana (México), onde uma ambulância terrestre levaria a criança para casa, disse Shai Gold, porta voz da operadora de voo Jet Rescue Air Ambulance.
No impacto com uma avenida da região, vários veículos e casas foram atingidos, vitimando fatalmente uma sétima pessoa. A prefeita Cherelle Parker disse em uma coletiva de imprensa no domingo que o acidente feriu 22 pessoas no solo. Cinco delas permanecem hospitalizados, três em estado crítico, disse Parker.
Trajetória de voo do Learjet
A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) estão investigando as causas do acidente. Os investigadores do NTSB recuperaram o gravador de voz da cabine (CVR) do Learjet 55, que estava no local do impacto inicial, a uma profundidade de 8 pés.

Os investigadores também recuperaram o sistema aprimorado de alerta de proximidade do solo (EGPWS) do avião, que também pode conter dados de voo. Ambos os componentes serão enviados ao Laboratório de Gravadores do NTSB em Washington, DC para avaliação. Os dois motores e os destroços recuperados serão examinados em um local seguro em Delaware.
Ralph Hicks, investigador sênior de segurança aérea do NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) e investigador encarregado da investigação do acidente, disse que o Learjet 55 partiu da Flórida por volta das 12h e chegou ao aeroporto do nordeste da Filadélfia por volta das 14h15. Ele esperou no chão por algumas horas antes de partir por volta das 18h06, disse ele.
Após a decolagem, o jato subiu para cerca de 1.500 pés, disse Hicks. Ele fez uma ligeira curva à direita, uma ligeira curva à esquerda e depois uma “descida íngreme” até onde acabou caindo. Homendy disse que a trajetória do voo não sugere nada no momento e que o NTSB continuará avaliando todas as informações disponíveis.
Segundo informações preliminares, a cabine de comando não comunicou nada à torre de controle de tráfego aéreo antes do acidente; e no momento da decolagem, havia condições meteorológicas adversas, como neblina e chuva leve.
Um relatório preliminar é esperado dentro de 30 dias a partir da data do acidente. O relatório preliminar conterá informações factuais coletadas durante a fase inicial da investigação. Uma causa provável do acidente e quaisquer fatores contribuintes virão no relatório final, que é esperado em 12 a 24 meses.
Assista ao vídeo preliminar do NTSB:
