Recebido oficialmente no final de maio de 2014, o primeiro helicóptero biturbina modelo Helibras EC-145 (de seis adquiridos), e destinado a Secretaria de Estado da Saúde, já encontra-se operativo em regime de parceria com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. O modelo, introduzido pouco antes da Copa do Mundo FIFA 2014, ficou disponível para o transporte de pacientes mais graves até os hospitais de referência, se necessário. Depois do mundial, foi integrado ao serviço aeromédico criado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, responsável pela operacionalização da aeronave.
Na aquisição do helicóptero, modelo EC 145, foram investidos cerca de R$ 35 milhões, incluindo nesse valor a entrega de uma Unidade Móvel de Regulação que faz a comunicação entre o local do acidente (evento com múltiplas vítimas) , hospitais, centrais operativas do Serviço Médico de Urgência (SAM) e outros serviços de urgência e emergência. As unidades , quando totalmente entregues, irão integrar as Redes de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais.
Aeronave
O EC 145 comporta até dez pessoas (1 piloto, 1 co-piloto e 8 passageiros). Na configuração aeromédica, tem capacidade para transportar duas macas com 2 pacientes, médico, enfermeiro, tripulante operacional dos Bombeiros, 1 piloto e 1 co-piloto. O helicóptero está equipado com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, utilizado pelos maiores operadores do segmento de saúde nos Estados Unidos e Europa. A compatibilização dos equipamentos médicos foi realizada no Brasil pela Helibras.
Dentre os sistemas instalados na aeronave estão equipamentos de tecnologia avançada como o guincho elétrico com cabo de 90 metros, dispositivo de engates para rapel, capacidade de duplo comando, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo. Além do atendimento inter-hospitalar, a aeronave será destinada para o atendimento primário e secundário e é totalmente equipada para prover Suporte Avançado de Vida, além de transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro.
O helicóptero está sendo tripulado por bombeiros militares do Batalhão de Operações Aéreas e por equipe aeromédica do Samu, que permanece de plantão no hangar do BOA (sistema de rodízio) agilizando os atendimentos. Para operar o EC-145 com segurança e eficiência os pilotos passaram por treinamento com padrão internacional, focado no voo aeromédico. A aeronave irá reforçar a frota ao lado de dois Helibras HB 350 B2 “Arcanjo”, destinados ao atendimento às emergências em todo o Estado, e um avião Cessna Centurion usado em missões de transporte de pessoal e material, ligação, e observação aérea.
Galeria de fotos:
Fonte: Tecnologia & Defesa, por Roberto Caiafa