Rondônia – O Núcleo de Operações Aéreas (NOA) realizou na quarta-feira (19), a aula inaugural do II Curso de Operações Aéreas (COA). Os aprovados iniciarão o curso e se tornarão operadores aerotáticos (OAT), aptos para atuarem nas missões típicas de polícia, defesa civil, resgates e transporte de órgãos e comporão as tripulações aéreas dos helicópteros do NOA.
O curso é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da atuação do NOA no Estado.
“A Aviação da Segurança Pública de Rondônia tem feito história em suas atuações. São muitas atividades, como: patrulhamento policial em apoio de ocorrências do 190; operações da Polícia Militar, Civil e Sedam; transportes aeromédicos e de órgãos; combate a incêndios e resgates. Investir no Núcleo de Operações Aéreas é salvar vidas. É proteger a população rondoniense”, ressaltou.
Para ingresso no curso, os alunos passaram por um processo seletivo que contou com mais de 110 inscritos, que foram submetidos a testes físicos, exames médicos e toxicológicos, e extensa investigação social. Segundo o NOA, a seleção e o curso são importantes para que ao final permaneçam na Unidade Aérea Pública profissionais qualificados para as complexas atividades de operações aéreas.