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O novo sistema de aviônicos Glass Cockpit Garmin G500H recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ser utilizado nos helicópteros Esquilo produzidos em Itajubá (MG). O sistema, composto de equipamentos e um conjunto digital de módulos eletrônicos, teve todo o seu projeto elétrico e de instalação desenvolvido pelos engenheiros e equipe técnica da Helibras.

garmin-g500h-helicopter-gps

O dispositivo é responsável por integrar funções e mostrar, em suas duas telas de 6,5 polegadas, informações antes distribuídas em seis indicadores analógicos no painel de instrumentos e oferecer recursos modernos de posição geográfica, atitude de voo e curso da aeronave, além de informações em um mapa digital da área sobrevoada, com base em dados de navegação padrão e GPS apresentando a posição do helicóptero e suas coordenadas geográficas, além das referências no solo.

Já estão em produção quatro helicópteros com esse novo sistema e o primeiro a ser entregue com a tecnologia será um AS 350B3e executivo, além de um AS350 B3e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o primeiro do segmento governamental a utilizar o equipamento em missões policiais.

Glass cockpit Garmin G500H - Helibrás

A possibilidade de utilizar o novo Garmin, a partir do projeto elétrico e de instalação desenvolvido na Helibras, é mais uma evolução da engenharia brasileira que passa a oferecer um diferencial aos clientes locais. “A Helibras é a primeira filial do grupo a ter o Certificado Suplementar de Tipo (CST) deste equipamento que, sem dúvida, permite maior exposição mundial de nossos produtos e conhecimentos”, diz Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da empresa.

“O desenvolvimento de um novo painel digital que substituísse a configuração tradicional do painel analógico do Esquilo foi uma demanda identificada no mercado executivo, uma vez que os helicópteros de grande porte e modelos mais recentes já eram configurados com modernas inovações tecnológicas, em especial para o mercado militar, mas sem grandes implantações no segmento executivo” afirma François Arnaud, vice-presidente comercial e marketing da Helibras.

O equipamento conta também com a Tecnologia de Visão Sintética (Garmin SVT™), que permite a visualização tridimensional e colorida do terreno ao redor da aeronave com suas elevações e depressões, além dos obstáculos e as referências naturais e artificiais. Recursos extras podem ser configurados para cada aeronave, como o sensor de Traffic Advisory System – TAS, que mostra na tela a situação em tempo real do tráfego aéreo local.

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