O Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará recebeu na manhã desta quarta-feira, 19, R$ 5 milhões em veículos e equipamentos para otimizar suas atividades. O governador do Estado, Simão Jatene, fez a apresentação de dois helicópteros para o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), um já com o novo grafismo, dez lanchas para o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU), três carros-tanque, uma Unidade Móvel Integrada e uma Unidade Móvel de Local de Crime, além de um veículo de abastecimento, 34 motocicletas e 19 caminhonetes tipo pick-up.
O chefe do Executivo anunciou ainda o programa de sistema de avaliação e premiação da meritocracia, que irá premiar, através de um adicional no salário, o policial que conseguir cumprir metas estipuladas pela Secretaria de Segurança Pública (Segup). “Estamos avançando e investindo em ações de segurança, mas, sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente. A nossa estratégia é cobrir cada vez mais todas as áreas da segurança pública para que ela possa ter um serviço de melhor qualidade no atendimento da população, através do policiamento ostensivo e da ação de prevenção”, disse o governador.
Marcando as diversas mudanças e investimentos que o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará está apresentando, como a implementação da Seção de Documentação Técnica, treinamento de seu pessoal, como o curso de Salvamento e Resgate realizado pela Força Aérea Brasileira – Base Belém, orientações aos alunos em escolas públicas locais, divulgaram a nova pintura de suas aeronaves e viaturas.
Esse novo grafismo marca uma nova jornada da Aviação de Segurança Pública e Defesa Social no Estado. Esse mesmo layout também será utilizado nas outras aeronaves do GRAESP e em suas viaturas, deixando bem mais evidente e uniforme sua identificação e criando uma marca, que hoje já é referência no serviço aéreo na Amazônia.
Fonte: GRAESP/PA e Policia Civil do Pará.