Paraná – O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) recebeu, nesta segunda-feira (5), a aeronave Falcão 11, modelo King Air B200, para expandir os atendimentos de segurança e de saúde em todo o território paranaense, principalmente durante a operação Verão Maior Paraná, que iniciará nos próximos dias.
A inclusão do avião na frota aérea do Estado ocorreu por meio de parceria entre as secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Saúde (Sesa). O recurso repassado anualmente pela Sesa para este serviço é de R$ 12 milhões.
A aeronave, com capacidade para dois pilotos e oito passageiros, tem autonomia de cinco horas de voo, podendo operar até 28 mil pés. Essa aeronave proporciona maior velocidade, economia, segurança e eficiência para a operação. Além disso, ela conta com as certificações RNAV e ILS (aproximações por instrumento de precisão), tecnologias que potencializam o voo sob condições meteorológicas desfavoráveis.
SAÚDE E SEGURANÇA
A aeronave possui o kit aeromédico homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o transporte de pacientes, resultando em maior agilidade e segurança nos atendimentos de saúde nos períodos diurno e noturno.
Para as operações de saúde, o Falcão 11 pode comportar dois pilotos, quatro passageiros e uma maca com paciente, além de auxiliar no apoio de transporte de órgãos, medicamentos, vacinas e insumos.
“Em 2010, no início do BPMOA, eram apenas duas aeronaves e, agora, além dos investimentos recebidos e de mais essa entrega, temos perspectivas cada vez melhores. Em 2023, nossa frota será reforçada com mais dois helicópteros e teremos ainda o serviço aeromédico 24 horas. Isso é fruto do investimento promovido pelo Governo do Paraná”, destacou o comandante do BPMOA, major Wilian Celestino Favero.
A aeronave também incorpora o Projeto Falcão, que prevê maior agilidade em ações policiais em todas as regiões do Paraná. Esse projeto prevê a utilização de drones e aeronaves tripuladas para suporte aéreo às equipes policiais em terra, que já está em funcionamento.
Entre incrementos estão o helicóptero R66, que iniciou as operações em julho de 2022, e outras duas aeronaves locadas (também R66) serão entregues ainda no primeiro trimestre de 2023. Os contratos já foram assinados e elas estão recebendo todos os equipamentos necessários para atuação junto ao Projeto Falcão, como imageador aéreo, farol de busca, alto-falante externo e rádio policial.