Brasil – O Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), instituído em 1982, sob a direção do CENIPA, reuniu-se nesta terça-feira (08) com representantes das entidades nacionais que atuam diretamente com a atividade aérea.
A 69ª Sessão Plenária foi aberta pelo Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe, que desejou boas-vindas aos participantes e conclamou a todos para os debates em torno da segurança de voo.
Durante a plenária, foram tratados temas sobre Programa da Segurança Operacional do Estado – SSP, Transporte aéreo de artigos perigosos ocultos, Ações de prevenção na região sul e Runway Excursions.
Nesta edição, a Aviação de Segurança Pública foi protagonista da apresentação “Teste de Atenção Diário Computadorizado”, realizada pelo Ten Cel PMES Márcio Franco Borges, Subsecretário da Casa Militar do Espírito Santo, e Comandante do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), juntamente com o Capitão PMES Genilson Hoffmann Rosa.
O Ten Cel PMES Borges e o Cap PMES Hoffmann discorreram sobre a implantação do teste computadorizado de atenção no NOTAER/ES, através de Parceria com a Vale, com o objetivo de investigar preventivamente situações circunstanciais e pontuais que podem interferir na capacidade atencional e, consequentemente, na execução de atividades laborais.
Participaram do 69ª Plenária do CNPAA representantes de empresas de transporte aéreo, táxi aéreo, aviação executiva, Departamento Aeroviário de São Paulo, Associação Brasileira de Aviação Geral, EMBRAER, Sindicato Nacional dos Aeroviários, Agência Nacional de Aviação Civil, SENASP, Universidades e faculdades que possuem cursos de Ciências Aeronáuticas, PETROBRAS, INFRAERO, Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e outros órgãos.