Os futuros Tripulantes Operacionais de Helicóptero, que estão sendo formados pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) do Governo em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), iniciaram neste mês de junho a etapa final do curso, com a realização do treinamento prático das diversas operações aéreas que vem estudando há cerca de um mês.
Os policiais militares selecionados para o IV Curso de Tripulante Operacional (CTO) realizado no Estado estão recebendo aulas teóricas e práticas em período integral, desde o dia 10 de maio, visando capacitá-los a atuar como tripulantes operacionais de helicóptero nas diversas missões de segurança pública e defesa civil com emprego de helicópteros.
No mês de junho está sendo realizada a parte prática e operacional do curso, com diversos treinamentos com emprego dos Helicópteros do NOTAer, os Harpias. Nesta fase os futuros tripulantes praticam as técnicas específicas de resgate em ambiente aquático, resgate em altura, radiopatrulhamento aéreo, tiro em operações aéreas, transporte aeromédico e resgate em locais de difícil acesso, além de combate a incêndios com utilização do Helibalde e transporte de efetivo e de materiais operacionais.
Neste sábado (8), o NOTAer realizou a simulação de atendimento aeromédico a diversas vitimas de acidente automobilístico, com a participação das equipes do Samu e da empresa Rodosol. O treinamento foi efetuado na Rodovia ES 060, na região Barra do Jucu, em Vila Velha.
As atividades práticas com emprego dos Harpias continuam na próxima semana, com a simulação do resgate a afogados na Curva da Jurema, na segunda (10) e o resgate a vítimas ilhadas ou em locais de difícil acesso usando o cesto, a ser realizado na terça (11), na região do monte Mestre Álvaro. Na quarta (12) será realizado treinamento de combate a incêndio com apoio do helicóptero.
Na última semana do curso os alunos realizarão um estágio operacional na base de treinamento do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo, maior operadora e referência nacional nas atividades aéreas de segurança pública e defesa civil.
Fonte: NOTAer/ES / Fotos: Jessimar Pereira – Divulgação.