Secretaria da Saúde
Espirito Santo – No último sábado (09), após a confirmação da morte encefálica de um jovem de 25 anos vítima de um grave acidente de motocicleta, os familiares autorizaram a doação dos órgãos do rapaz. A ação proporcionou um recomeço para outras seis famílias, que receberam coração, fígado, dois rins e córneas.
Os órgãos foram levados pelo helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) para o Centro Transplantador de Referência do Hospital Meridional, em Cariacica. A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado, disse que o processo de doação e transplante é complexo.
“O transplante de coração, por exemplo, deve ocorrer em até 4 horas entre a retirada do doador e o transplante no receptor, por isso o apoio e o transporte pelo helicóptero do NOTAer são tão importantes. Queremos agradecer à família doadora por este ‘sim’ e a toda equipe que atuou neste processo”, disse.
Maria ainda destacou que este foi o segundo coração captado e transplantado no Espírito Santo em 2019. Atualmente aguardam por um transplante 1.109 pessoas no Estado do Espírito Santo.
Fila de espera em fevereiro de 2019
O Espírito Santo tem atualmente 1.109 pessoas na fila de espera por um transplante de órgãos. A maior demanda é por um rim, com 915 pessoas aguardando. Outras 147 pessoas esperam por córneas, 42 precisam de transplante de fígado e cinco pessoas aguardam por um coração. Os dados são da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo.