Espírito Santo – Na madrugada desta terça-feira (19), uma mulher grávida, com gestação de gêmeas, passou mal e precisou de atendimento médico de emergência em São Gabriel da Palha. Ao dar entrada no Hospital São Gabriel, duas gêmeas precisaram nascer prematuras após uma gestação de apenas 27 semanas e 4 dias.
As recém-nascidas, considerados prematuros extremos, apresentavam insuficiência respiratória grave e precisavam ser transferidas para hospitais de referência neonatal. Foi acionada equipe aeromédica do SAMU e o helicóptero Harpia 07 (H145) do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER).
Após o atendimento primário com estabilização das gêmeas, realizaram transporte aeromédico em duas incubadoras, com assistência durante todo o voo de dois médicos e um enfermeiro. Segundo o NOTAER, foi a primeira vez que transportaram duas recém-nascidas, utilizando duas incubadoras.
Um dos bebês foi transferido para o Hospital Linhares Medical Center, em Linhares, pois seu estado de saúde exigia um menor tempo de deslocamento e o outro bebê foi levado para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HEIMABA), em Vila Velha. Segundo informações das equipes de saúde, a mãe dos bebês passa bem.