Ceará – Equipe aeromédica do SAMU/CIOPAER do Ceará realizou na segunda-feira (21), transporte aeromédico de neonato de 9 dias de vida, com suspeita de asfixia neonatal. Nascido na cidade de Santana do Acaraú, o bebê apresentou quadro convulsivo com episódios de apneia (falta de ar).
Como ele precisava de abordagem de emergência, foi socorrido inicialmente por ambulância da sua cidade para o Hospital Regional Norte, em Sobral. Quando chegaram no hospital verificaram que não havia vaga de UTI Neonatal. A equipe também constatou infecção neonatal, sendo administrado medicamento anticonvulsivante, iniciado antibiótico e ofertado oxigênio em ventilação no modo CPAP, estabilizando o quadro clínico inicial.
Em razão da gravidade do caso, o serviço aeromédico foi acionado. Na abordagem inicial foi necessário realizar intubação orotraqueal, no intuito de garantir segurança na via aérea e também devido ao histórico de apneia. Segundo a equipe aeromédica (SAMU) da CIOPAER não houve intercorrências durante o voo.
A equipe pousou na base CIOPAER de Fortaleza e entregou o paciente estabilizado para uma equipe terrestre avançada, que deu continuidade ao transporte até o Hospital Waldemar de Alcântara, referência neonatal no estado.