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França – Uma vida pode ser salva em questão de minutos. Nesses casos, é preciso intervir o mais rápido possível, e para um helicóptero do SAMU da França (Serviço de Socorro Médico de Urgência) isso significa pousar o mais próximo possível do local de um acidente. O serviço atende mais de 20.000 pacientes por ano.

Thierry Mazenc, assistente de voo da Babcock, que opera o H135 do hospital de Toulon, recorda de uma missão em que era literalmente uma questão de vida ou morte para uma pessoa ferida por uma hélice de barco: “Pousamos no quebra-mar. Tivemos que pousar o mais próximo possível para permitir que o médico interviesse diretamente na cena e salvasse a vítima. Foi uma questão de minutos.”

Na França, 63 helicópteros são operados em nome do SAMU
Na França, 63 helicópteros são operados em nome do SAMU.

Nicolas Dupe, piloto do Secours Aérien Français (SAF) da Base de Toulouse, afirmou que “a filosofia do SAMU na França é levar o médico o mais próximo possível da vítima”. Segundo  Emmanuel Soubrouillard, também piloto da SAF, o H135 favorece essa operação. “A agilidade e a dimensão da máquina são trunfos na hora de intervir e pousar o mais próximo possível da zona de intervenção. Podemos pousar em qualquer lugar, mesmo no meio da cidade. Na região do Var, onde muitas vezes temos que trabalhar em áreas íngremes ou arborizadas, essa vantagem se torna um imperativo”.

Na França, 63 helicópteros são operados em nome do SAMU, incluindo 21 da família H135. Essas ambulâncias aéreas realizam dois tipos de missões: transferências de pacientes adultos, pediátricos e neonatais entre hospitais e resgates aeromédicos, cujo objetivo é pousar o mais próximo possível do paciente e evacuá-lo o quanto antes ao hospital.

Além do piloto, a cabine do H135 acomoda um assistente de voo, um médico, uma enfermeira e o paciente. Nicolas Dupe acredita que essa configuração permite que a equipe médica trabalhe com os equipamentos adequados. Para as tripulações, a possibilidade de carregar uma maca pela abertura traseira ou pelas portas laterais também é uma vantagem.

Segundo os pilotos, a facilidade de uso e a confiabilidade do H135 também são destacadas. O piloto automático de 4 eixos, assistência de partida e aviônicos Helionix, permitem gerenciar a missão com serenidade e segurança. Além disso, em breve, o uso de óculos de visão noturna permitirá que as tripulações aumentem o número de missões noturnas fortalecendo ainda mais a operação dos helicópteros H135 no SAMU na França.

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