Dois aviões Bandeirante Embraer 110 da Força Aérea Brasileira foram entregues a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul. A assinatura do termo de doação foi realizada nesta quarta-feira no gabinete do governador André Puccinelli e contou com a presença da vice-governadora Simone Tebet, representantes da Sejusp e da comitiva da FAB.
As aeronaves estão avaliadas em aproximadamente R$ 2 milhões, possuem a autonomia de vôo de cinco horas e capacidade para o transporte de 12 pessoas. As aeronaves poderão atuar em missões civis, policiais e de defesa civil, através do CGPA – Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo.
De acordo com o tenente-brigadeiro do Ar, Ricardo Machado Vieira, explicou que houve uma redução da tropa dos modelos Badeirante para a FAB, porém as aeronaves estão em perfeitas condições de uso. “Houve a disponibilidade de fazer essa sessão para Mato Grosso do Sul e já temos outros estados interessados na parceria como Goiás e Mato Grosso. Essas doações são razoavelmente fáceis de agilizar e na medida do possível estamos dispostos a ajudar sempre”, comentou.
A doação já havia sido publicada na edição do dia 23 de maio do Diário Oficial da União por parte do Ministério da Defesa. Antes da doação feita pela FAB, Mato Grosso do Sul contava com aeronaves adquiridas por “perdimento”, ou seja, equipamentos apreendidos, utilizados no tráfico de drogas ou lavagem de dinheiro e após o julgamento da sentença, foram incorporados ao patrimônio do Estado.
Fonte: Capital News, por Jefferson Gonçalves e A Crítica de Campo Grande.