Curitiba – Nesta terça (25), a Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade Lima, anunciou a retomada do serviço aeromédico da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná para o dia 1º de agosto (terça-feira). O anúncio aconteceu durante visita técnica na sede da PRF, em Curitiba.
Durante o encontro, a Ministra da Saúde teve a oportunidade de conhecer de perto a aeronave que será utilizada no serviço aeromédico e também teve acesso aos equipamentos de última geração que serão empregados para garantir a excelência no atendimento e transporte de pacientes em situações de emergência.
O serviço aéreo da PRF será inserido no eficiente sistema aeromédico do estado Paraná, realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA), por meio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
No Paraná, a SESA mantém bases aeromédicas em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e Londrina, além do litoral durante a Operação Verão. O helicóptero da PRF será mais um no sistema aeromédico estadual, referência nacional. A gestão estadual já aplica quase R$ 100 milhões por ano para a manutenção de uma estrutura formada por oito helicópteros, três aviões e 245 ambulâncias.
A Ministra Nísia Trindade Lima, em seu discurso durante a visita técnica, enfatizou a importância da cooperação entre os setores público e privado para o sucesso desse projeto, ressaltando que a parceria entre o Ministério da Saúde e a PRF é fundamental para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços.
Acompanharam a visita à sede da PRF, entre outras autoridades, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; os deputados federais Tadeu Veneri, Toninho Wandscheer e Zeca Dirceu; o prefeito de Almirante Tamandaré e presidente do Consórcio Metropolitano de Serviços, Gerson Colodel; e o superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal.