Airbus Helicopters
Alemanha – O Departamento Federal de Equipamentos da Bundeswehr (Forças Armadas unificadas da Alemanha), Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço (BAAINWBw) do Ministério da Defesa encomendou sete helicópteros H145 para substituir a obsoleta frota de busca e salvamento composta por Bell UH-1D das Forças Armadas Alemãs. As aeronaves serão entregues em 2020 e ficarão baseadas em Niederstetten, Holzdorf e Nörvenich. A Airbus Helicopters também será responsável pelo suporte logístico, reparo e manutenção dos helicópteros.
“Estamos orgulhosos de receber outro pedido da família H145 do Bundeswehr. Isso padronizará ainda mais a frota de helicópteros leves da Bundeswehr ”, disse Wolfgang Schoder, vice-presidente executivo de helicópteros leves e programas governamentais da Airbus Helicopters.
“Os helicópteros já operados pela Bundeswehr provaram-se em particular através dos seus níveis muito elevados de disponibilidade operacional, e vemos muito mais possibilidades para a família H145 flexível e fiável desempenhar uma vasta gama de tarefas em todos os ramos das forças armadas.
De acordo com um acordo com o Ministério Federal dos Transportes, o Bundeswehr também é responsável por operações de busca e salvamento em caso de acidentes com aeronaves em território alemão.
Assim, mantém uma frota de helicópteros de busca e salvamento em standby permanente; e esses helicópteros também estão disponíveis para uso em operações nacionais de gerenciamento de desastres. O modelo Bell UH-1D atualmente em uso pelo Bundeswehr entrou em serviço pela primeira vez no início dos anos 70.
Entre outros recursos, os helicópteros H145 LUH SAR (Light Utility Helicóptero Search and Rescue) estão equipados com câmeras de alto desempenho, holofotes, sistemas de localizador de emergência, um conjunto completo de equipamentos médicos, guinchos de resgate e ganchos de carga que podem ser usados para incêndio. Tanques de extinção, por exemplo.
O H145M, a versão militar do H145, é um helicóptero bimotor leve experimentado e testado que foi entregue pela primeira vez à Bundeswehr em 2015 e desde então também foi encomendado pela Sérvia, Hungria, Tailândia e Luxemburgo. A prontidão da missão dos H145Ms já em serviço está acima de 95%.
Em seu local em Laupheim, o Bundeswehr opera 15 H145Ms como helicópteros de apoio leve para forças especiais. Os pilotos de helicóptero de todos os ramos das forças armadas treinam no H135, “irmão menor” do H145.
Alimentado por dois motores Safran Arriel 2E, o H145 é equipado com controle de motor digital de autoridade total (FADEC) e o conjunto de aviônicos digitais Helionix. Inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto. Sua pegada acústica particularmente baixa faz do H145 o helicóptero mais silencioso de sua categoria.