Minas Gerais – Na tarde de sábado (05) equipes do MG Transplantes e do Comando de Aviação do Estado (COMAVE) mobilizaram-se para captarem órgãos vitais no município de Divinópolis – MG, afastado 100 km da capital mineira.
Ás 15h00 um avião King Air C90 da Polícia Militar, com codinome “Pégasus 12”, decolou de Belo Horizonte – MG para o oeste mineiro com uma equipe médica do Hospital Felício Rocho.
Pouco antes das 16h00 a referida equipe já iniciava os procedimentos de captação no bloco cirúrgico em Divinópolis. O procedimento durou menos de 03h00 horas e por volta das 19h00 horas a aeronave decolava de retorno a Belo Horizonte – MG transportando os órgãos captados (01 fígado, 02 rins e 02 córneas). O pouso aconteceu às 19h24 na capital mineira.
Do aeroporto a equipe médica seguiu diretamente para o Hospital Felício Rocho onde os órgãos foram distribuídos para as equipes realizarem os transplantes de acordo com a fila de espera de cada órgão.
O Brasil possui o segundo maior programa de transplantes do mundo. Dentre os Estados da Federação Minas Gerais aparece em segundo lugar em transplantes de rins, em terceiro lugar em transplantes pâncreas e em sexto lugar em transplantes de fígado. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes 2017, publicado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
Devido as dimensões do Estado de Minas Gerais, a logística com o emprego de aeronaves para a realização das captações e transportes de equipes médicas e pacientes torna-se imprescindível para o funcionamento eficiente do programa de transplantes do Estado. No ano de 2017 foram transportados em aeronaves do Comave cerca de 123 órgãos vitais. Em 2018, até a presente data, foram transportados 34 órgãos. A conscientização da sociedade em doar órgãos salva a cada dia mais vidas.
Fonte: Comando de Aviação do Estado da PMMG.