Menino picado por escorpião amarelo em Colorado é socorrido por helicóptero do SAMU

- Anúncio -

Paraná – Um menino de cinco anos foi picado no pé esquerdo por um escorpião amarelo nesta quarta-feira (16) em Colorado, no norte do Paraná. Segundo a mãe da criança, o animal estava em um dos tênis do filho.

A mãe contou ainda que havia deixado o calçado secando na lavanderia. Calçou o filho e, cerca de meia hora depois, ele começou a chorar. Quando ela tirou o tênis, viu o escorpião amarelo, que escapou.

O menino foi socorrido, mas como os sintomas como vômitos pioraram ele foi transferido pelo helicóptero da Secretaria de Saúde do Estado (SAMU Maringá) para o Hospital Universitário (HU) de Maringá, onde permaneceu em observação.

Menino picado por escorpião amarelo em Colorado é socorrido por helicóptero do SAMU.
Menino picado por escorpião amarelo em Colorado é socorrido por helicóptero do SAMU.

Este é o 37º caso de picada de escorpião registrado em Colorado desde o início do ano. A cidade é a segunda com o maior número de ocorrências entre os municípios da 15ª Regional de Saúde, atrás apenas de Maringá, com 43. No total, são 167.

CMEI interditado

Em Astorga, outro município da 15ª Regional de Saúde, o Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo II, a maior da cidade, está interditado desde sexta-feira (11), quando uma zeladora também foi picada por um escorpião amarelo. Por conta do incidente, 176 crianças entre quatro meses e dois anos foram dispensadas das atividades.

Cuidados

O escorpião amarelo prefere ambientes frescos e escuros, como frestas de parede, restos de construção, entulhos, ralos, esgotos, caixas de gordura, tanques, encanamentos, caixas com verduras, legumes e frutas, sapatos, roupas, camas, travesseiros e cortinas.

Nestes locais ele encontra o principal alimento, que são as baratas. Por isso, a necessidade de manter os imóveis limpos.

Quando se encontrar o animal, a orientação é evitar o contato e informar as autoridades sanitárias. E em caso de picada, a vítima deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde. O veneno pode matar.

Fonte: G1.

- Anúncio -