São Paulo – O menino de 10 anos de Álvares Florence (SP), que recebeu um fígado em São Paulo, teve alta nesta sexta-feira (31). Callister Nascimento Brizio tem um tipo raro de hepatite e esperava pelo transplante há três anos. Assim que foi identificado um órgão compatível, ele foi levado às pressas para a capital paulista pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.
Segundo a mãe dele, Monique Padovani, Callister está muito bem e neste sábado (1º) já deve estar em Álvares Florence. Ele precisou fazer dois transplantes de fígado em São Paulo.
Depois do primeiro transplante, durante a recuperação, o corpo acabou rejeitando o fígado e ele passou muito mal, chegando a ser entubado. Callister então voltou para o centro cirúrgico e passou por mais um transplante. Ele conseguiu uma nova doação e recebeu outro fígado. Esta segunda cirurgia durou quatro horas.
O caso de Callister
Como a possibilidade da primeira cirurgia surgiu às pressas por causa de uma doação, uma equipe da Polícia Militar precisou usar o helicóptero Águia para levar o garoto da cidade dele até a capital paulista, onde passou pelo transplante no dia 16 de junho.
A equipe do Águia foi buscar Callister em Álvares Florence pela manhã e retornou para o aeroporto de São José do Rio Preto (SP) apenas para fazer o reabastecimento e seguir para São Paulo. A cirurgia começou no mesmo dia e durou sete horas. Mas o corpo de Callister acabou rejeitando o fígado doado e ele teve de passar por outro transplante no dia 24 de junho.
Fonte: G1.