Amapá – Rafael Brandão tem apenas 6 anos de idade e mora em Santana, segundo maior município do Amapá e distante 17 quilômetros da capital Macapá. O menino acordou sem imaginar que neste sábado (7), seria o dia em que realizaria um sonho.
Para entender mais sobre essa história é bom saber que Rafael começou cedo a ter contato com a disciplina. Segundo Gisele Brandão da Silva, tia do menino, tudo começou no primeiro ano de vida em um grupo escoteiro do qual ela e o pai fazem parte. “Lá no grupo, nós falamos muito da atuação dos bombeiros e do Grupo Tático Aéreo [GTA] e, isso desperta muito o interesse das crianças”, contou Gisele.
Ela também disse que Rafael passou a fazer parte do projeto “Ser Bombeiro, sonho de criança”, criado para mostrar como é o dia a dia dos militares. E que, em 2017, durante o desfile do 7 de Setembro, o menino se encantou ainda mais com os bombeiros e com GTA.
A partir dali, tudo o que a criança pedia para o pai comprar tinha que ser na cor vermelha. “Ele ficou apaixonado pelo que viu no desfile do Corpo de Bombeiros e não falava em outra coisa. Para ter uma ideia, o quarto dele é todo vermelho”, afirmou a tia.
Gisele Brandão também lembra que Rafael passou a desenhar o que tinha visto no desfile. O resultado foram inúmeras folhas de papel com esboços de uniformes, viaturas e práticas de salvamento como o rapel. “Um dia vi que ele não parava de desenhar e aí fui ver o que era e vi que todas as folhas tinham o Corpo de Bombeiros”, relembrou Gisele.
Mas o encanto do menino não foi somente pelos soldados do fogo. Entre os desenhos, muitos retratavam o Gavião Uno, helicóptero do Grupo Tático Aéreo. Gisele percebeu, então, que o sobrinho estava encantado pelas duas instituições do Sistema de Defesa Social do Estado. Daí em diante, Rafael já adianta que pretende seguir carreira e a opção é o GTA.
A paixão de Rafael pelo GTA foi informada ao Centro de Comunicação do Corpo de Bombeiros que manteve contato com o comando do Grupo Tático Aéreo. O objetivo era fazer com que Rafael realizasse o sonho de conhecer de perto tudo aquilo que lhe encantou.
Para o tenente coronel Roberto Nery, Chefe do Núcleo de Operações do GTA, é gratificante saber que uma criança tem toda essa admiração pelo trabalho do Grupo. “Não existe sentimento mais sincero do que o de uma criança. Isso nos deixa orgulhosos”, registrou o oficial.
Neste sábado, 7, o sonho de Rafael Brandão foi realizado. Ele finalmente pôde conhecer de perto como é o dia a dia do GTA. Rafael ainda recebeu uma camisa do Grupo, com o nome dele gravado. A emoção não cabia no menino que, emocionado, já declarou que pretender ser futuro comandante da aeronave.
Ascom Amapá, por Mônica Silva.