Chapecó – Insumos e medicamentos que já começavam a faltar no Hospital Regional do Oeste (HRO) foram trazidos na manhã desta terça-feira (3) por um helicóptero do SAER da Polícia Civil. A carga foi trazida do almoxarifado central, que fica em Florianópolis, para que o HRO voltasse a realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos.
Apesar do reforço no estoque de medicamentos, as atividades ainda não voltaram ao normal. “As cirurgias serão realizadas, mas não podemos dizer que as coisas fluam naturalmente. Pelo menos o atendimento não será paralisado pela falta de material”, disse o administrador do HRO, Severino Teixeira Filho.
Por enquanto, o hospital adota o sistema de prioridades para os procedimentos. As cirurgias oncológicas, de urgência e emergência e as que já estavam agendadas serão retomadas. “Para aquelas que não se enquadrarem nesses casos, nós ainda temos uma determinada limitação, pois não há material para dar fluxo normal a todos os procedimentos”.
MISSÃO HUMANITÁRIA
O policial civil e piloto do Saerfron, Ricardo Casagrande, disse que esse foi o primeiro caso em que o transporte de urgência foi solicitado durante a greve. “Nós fazemos missões humanitárias e sempre que há necessidade o serviço aéreo está à disposição para essas situações, como neste caso, que se tratava de medicamentos imprescindíveis”, ressaltou Casagrande.
Fonte: RedeComSC