Na manhã desta quarta-feira (24), a Marinha do Brasil (MB), por meio do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Nordeste (Salvamar Nordeste), coordenou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) do filipino Marapau Rogelio Sumabong, tripulante do Navio de Cruzeiro “Ocean Endeavour”, de bandeira portuguesa, que partiu do Canadá com destino à cidade de Montevidéu, no Uruguai.
O tripulante foi avaliado por médico da MB, via telemedicina, que constatou suspeita de apendicite e a necessidade urgente de remoção, devido ao risco de complicações. “O paciente apresentava dor abdominal intensa. Após a avaliação clínica junto com os dados fornecidos pela médica do Cruzeiro, constatei que seria necessário encaminhar para uma unidade hospitalar”, afirmou o Segundo-Tenente (Médico) Laércio José de Oliveira Filho.
O navio, que estava a 370 milhas náuticas do litoral brasileiro, o equivalente a 685 quilômetros, foi orientado pelo Salvamar Nordeste a seguir em direção a Fortaleza (CE). Ao mesmo tempo, a MB acionou o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que prontamente deslocou o helicóptero H-36 “Caracal” do Esquadrão Falcão (1°/8° GAV) para a evacuação do enfermo. O doente foi transportado até o Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins, de onde foi levado para o Hospital em uma ambulância.