Itália – A Leonardo anunciou um pedido adicional de oito helicópteros biturbina AW139 para atuarem na atividade pública e em operações de segurança na Itália, avaliados em aproximadamente 112 milhões de euros.
A Guarda Costeira italiana assinou um contrato para entrega de dois AW139 para atuar missões de busca e resgate, com as entregas previstas para o final de 2018, enquanto o Serviço Italiano de Alfândega e Proteção de Fronteiras (Guardia di Finanza) encomendou outras seis aeronaves para missões de patrulha, com entregas previstas para serem finalizadas até 2020.
Com as entregas das aeronaves, ambos os operadores terão uma frota de 14 AW139 cada, permitindo uma melhoria adicional na capacidade operacional, bem como uma logística simplificada, pois os novos helicópteros irão substituir as antigas aeronaves AB412 (Bell 412 fabricados sob licença).
A Guarda Costeira da Itália passou recentemente o marco de 10.000 horas de voo com a sua frota AW139, tendo salvado muitas vidas em suas operações, evidenciando a eficácia e confiabilidade da aeronave, bem como a parceria de sucesso com a Leonardo.
O Serviço Italiano de Alfândega e Proteção das Fronteiras vem usando seus AW139s para uma variedade de missões em todo o país, incluindo patrulha e reconhecimento terrestre e marítimo, missões policiais e de resgate.