Santa Catarina – O serviço aeromédico realizado pelo Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atendeu até o mês de novembro 87 missões na Serra Catarinense. O serviço conta com sete profissionais da saúde: cinco médicos e dois enfermeiros, além dos policiais militares do BAPM.
O serviço que está atuando permanentemente na região desde a implantação em junho de 2024, durante a Operação Inverno. O helicóptero Águia 04 do BAPM que dispõe de equipamentos para de suporte avançado à vida, é capaz de atender casos graves, resgates, ocorrências primárias e transporte aeromédico.
Para Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência, a união dos trabalhos proporciona uma redução no tempo de resposta a situações críticas, salvando mais vidas e garantindo atendimento médico rápido e eficiente aos pacientes.
“Esse serviço demonstra a garantia ao acesso de serviços públicos de qualidade e com a agilidade que a situação merece. Quando conseguimos atender mais e melhor a população estamos afirmando que Santa Catarina é exemplo de competência quando o assunto é atendimento de urgência”, ressaltou Marcos Fonseca.
O transporte aéreo viabiliza percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. “Desta forma, é possível levar os pacientes em um transporte seguro, humanizado e com atendimento mais ágil”, complementou.