Itália – A Leonardo entregou o primeiro dos 22 helicópteros bimotores leves intermediários AW169M para a Guardia di Finanza, da Itália. O evento de entrega foi realizado na fábrica da Leonardo, em Vergiate, no dia 12 de novembro.
A entrega inicial está vinculada a um contrato no valor de 280 milhões de euros, assinado no final de 2018, e também inclui um pacote completo de suporte e treinamento que pode ser estendido no futuro para outros serviços com um valor adicional de 100 milhões de euros.
Os AW169Ms serão usados para várias tarefas, incluindo: polícia marítima/patrulha, segurança alfandegária, resgate e outras tarefas de segurança. A entrega de todas as aeronaves deve ser concluída até 2024, complementando uma frota de 14 helicópteros AW139.
O AW169M representa a variante governamental do AW169. Até o momento, existem mais de 90 AW169 operacionais em todo o mundo. Os pedidos para o helicóptero excedem 200 unidades, de mais de 80 clientes em 30 países diferentes. Na Itália, o AW169 já provou ser extremamente bem-sucedido entre vários operadores de serviços aeromédicos (EMS) em todo o país. Existem também várias aplicações para as quais este helicóptero é usado, principalmente transporte corporativo VIP, atividades de busca e salvamento, serviços governamentais e policiais.
O AW169M obteve a certificação militar da ARMAEREO (Direção Italiana de Armamentos Aéreos) em setembro de 2019. As aeronaves da Guardia di Finanza apresentarão uma configuração dedicada, incluindo um grande lista de equipamentos:
- Farol de busca TrakkaBeam A800,
- Guincho de resgate,
- Sistema de flutuação de emergência, botes salva-vidas e corta fios,
- Detector de gelo, fast roping, satcom e provisões para sistema hiperespectral de detecção e reconhecimento,
- TCAS II (Traffic Collision Avoidance System),
- NVG (Cabine do piloto compatível com Night Vision Goggle),
- HTAWS (Helicopter Terrain Awareness Warning System),
- OPLS (Obstacle Proximity Lidar System),
- HUMS (Health Usage Monitoring System) avançado,
- AFCS (Automatic Flight Control System) com modo SAR.
Os helicópteros também serão equipados com uma variedade de sistemas Leonardo, como um sistema RW ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance) com um console avançado do operador, radar Gabbiano, LEOSS (Long Range Electro-Optical Surveillance System), M428 IFF transponder e sistema de rádio V/UHF.