A fabricante Leonardo anunciou no dia 05/11 que seu distribuidor chinês de helicópteros Sino-US Intercontinental Helicopter Investment (Sino-EUA) assinou contrato para 15 helicópteros AW139. Os helicópteros serão entregues entre 2019 e 2021 e utilizados pela Kingwing General Aviation (Kingwing) no resgate aeromédico na China.
O anúncio foi feito na China International Import Expo, em Xangai, na presença do vice-presidente do Conselho de Ministros, ministro do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Políticas Sociais Luigi Di Maio.
Esta compra fortalece a colaboração entre Leonardo e Sino-US no país, pois são adicionados aos vários contratos anteriores, em especial para helicópteros EMS (Emergency Medical Service), assinados pelo mesmo cliente nos últimos anos e incluindo 34 AW119Kx, 24 AW139 e 25 AW109 Trekker .
Leonardo e Sino-EUA também anunciaram a assinatura de um acordo que confirmou a Sino-US como distribuidor exclusivo na China para helicópteros para uso civil e comercial de Leonardo, com um plano para comprar e entregar mais 160 máquinas de vários modelos no período de 2019-2023. O acordo também prevê a construção na China de um centro de treinamento autorizado e a criação de um centro para a customização e instalação de equipamentos nos helicópteros da Leonardo entregues ao país.
A parceria entre Leonardo e Sino-EUA , que começou em 2013, entra em uma nova fase de colaboração que visa assegurar o apoio constante à crescente frota de helicópteros que operam na China.
Os helicópteros de Leonardo vendidos na China até hoje são 185, de vários modelos e categorias, para uma ampla gama de aplicações comerciais e de utilidade pública. No serviço de helicóptero, a Leonardo pode ter uma participação de mercado de 70% no país .
Com entregas esperadas para os próximos anos, a Kingwing se tornará uma das maiores operadoras de helicópteros civis da Leonardo no mundo.