Pará – No dia 06/10, o Grupamento Aéreo de Segurança Publica recebeu a visita de dois jovens estudantes e amantes da aviação. Felipe Moreira (19) e Reinaldo Marheus (15) praticam a fotografia há seis meses e três anos respectivamente.
Moradores de bairros próximos do Aeroporto Internacional de Belém, eles revesam os seus click’s conforme a curva que a aeronave executa quando decolam ou sobrevoam suas residências.
“Quando percebemos que ela decola com proa do mangueirão, sou eu quem fico responsável pelas imagens”. Ressaltou o jovem Reinaldo Matheus, que inclusive já tem um endereço no Instagram onde apresenta os seus melhores trabalhos, chamado aviacaobelem.
Assistir a vídeo-aulas na internet sobre aviação e fotografia já é rotina para estes garotos que pretendem ser pilotos de aviões comerciais.
“Precisamos amadurecer os nossos conhecimentos e nossos conceitos, pois isso reflete na qualidades de nossos retratos. Algumas de nossas fotos inclusive, já foram postadas em revistas famosas, do segmento de aviação. Como por exemplo a revista Avião Revue”, acrescentou Felipe Moreira.
Frequentadores e visitantes assíduos do evento Portões Abertos da Força Aérea Brasileira, os dois amigos estão quase todas as manhãs na cabeceira da pista 06, registrando a movimentação de pousos e decolagens dos aviões comerciais. Comentaram que ficam lá por um bom tempo, até a chegada dos militares da Polícia da Aeronáutica, quando são convidados a se retirarem daquele local.
Confidenciaram também que por diversas vezes já ouviram os Guardiões da Amazônia do Graesp atuarem em atividades policiais e aeromédicas. Isto porque utilizam em seus celulares um aplicativo chamado Live-Atc, que permite escutar as comunicações direto das torres de controle de aeroportos.
Admiradores das ações do GRAESP, chegaram ao Grupamento através da pagina no Facebook, entraram em contato e foram recebidos para a visita. Puderam, assim, registrar e participar das ações da unidade aérea durante o final de semana e período das Festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Fotos: Felipe Moreira e Reinaldo Marheus.