Brasil – Integrantes da Coordenação de Aviação Operacional – CAOP/DPF participam de intercâmbio de imageamento aéreo com a Guarda Nacional de West Virgínia, Charleston/EUA.
O objetivo da missão foi manter contato com unidade que opera sistemas de imageamento e integração de missões aéreas visando conhecer a operação de outras unidades no cumprimento da sua missão e subsidiar o Departamento de Polícia Federal na construção da sua doutrina operacional, de treinamento de operadores e pilotos e de custódia e dados e imagens.
Os policiais tiveram a oportunidade de conhecer e avaliar na prática outros equipamentos e técnicas otimizadoras da missão propriamente dita, tais como formas de integração das comunicações em operações interagências e o processo de tomada de decisões e comando e controle nestas hipóteses.
O intercâmbio aconteceu no período de 04 a 10 de maio de 2015.
BREVE HISTÓRICO DA UNIDADE
A Guarda Nacional Aérea McLaughlin da West Virginia adquiriu esse nome após o Brigadeiro General James K. McLaughlin, ter fundado a Guarda Nacional em Charleston em 1947, após servir como piloto de B-17 na Segunda Guerra Mundial combatendo a Alemanha. É hoje o atual Comandante da Unidade, que conta com 08 (oito) aeronaves C-130 (Hercules) e 01 (um) RC-26, equipado com sistema de vigilância, baseado em Clarksburg/EUA, cidade próxima a Charleston.
As principais atividades desenvolvidas pelo grupamento com a aeronave RC-26 são:
– Vigilância de alvos;
– Rastreamento de veículos, embarcações e pessoas;
– Gravação de vídeos e imagens digitais em discos rígidos ou USB;
A Aeronave RC-26 é equipada com os seguintes sistemas:
1) SENSOR:
– FLIR Safire HD (DLTV/IR/LLTV)
– WESCAM MX-15 (DLTV/IR)
– WESCAM MX-14 (DLTV/IR)
2) Apontador/Iluminador Laser
3) FMV “tempo real” Downlink – vários tipos
4) Comunicação:
– 2 rádios VHF
– 1 rádio UHF
– 1 rádio ARC 231 (29.9-399.975 MHz)
– 1 rádio Wulfsberg (29.9-960.0 MHz)
– Rádios Harris (Voz/Dados/SAT/LOS)
Dentre os equipamentos utilizados pela unidade, destacou-se uma caixa de áudio que serve como interface entre os diversos tipos de rádios operados pelas agências solicitantes, essa caixa permite que vários rádios portáteis sejam conectados a antena da aeronave e ao sistema de intercomunicação, permitindo maior alcance e clareza a bordo. Os equipamentos utilizados pela Guarda Nacional WV guardam grande similaridade com o sistema recentemente adquirido pela Polícia Federal brasileira.
A correta utilização do sistema permite grande flexibilidade nas missões desenvolvidas. A Guarda Nacional de Wets Virginia atuou em parceria com o Serviço Secreto Americano em carreatas presidenciais, posses e convenções nacionais dos partidos políticos e em intercâmbios com Unidades similares de outros países, em desastres naturais (atendimento pós-terremotos e furacões, derramamento de petróleo), apoio em infiltrações de equipes no exterior (segurança, proteção, planejamento de alvos, etc) e em atendimento diversos a todas as Agências Federais, Estaduais e Municipais dentro do território americano.