Tocantins – O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) entregou na manhã de terça-feira (06), equipamentos para resgate em altura e escalada para o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O material doado foi adquirido por meio de recurso de compensação ambiental e poderá ser utilização em operações de resgates realizadas pelo Centro.
O Ciopaer é um dos parceiros do Naturatins, auxiliando nas ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF). A doação foi feita através de um Acordo de Cooperação Técnica, no qual prevê que o Centro disponibilize horas de voo para ajudar no combate e prevenção de incêndios florestais e o Naturatins adquira equipamentos necessários para as operações diversas.
O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, diz que essa parceria tem sido vantajosa para o órgão. “O Naturatins adquiriu um aprendizado muito grande com a utilização da aeronave; antes, só trabalhávamos em combate terrestre e esse novo caminho para o combate a incêndios tem sido de grande valor”, explicou.
Já a Superintendente de Segurança Integrada da Secretaria de Segurança Pública, Fátima Holanda, ao qual o Ciopaer está subordinado, destaca a relação forte entre os dois órgãos. “A parceria é fundamental, a via tem que ser de mão dupla, e o Naturatins é um parceiro forte, quiçá o melhor parceiro que temos”, diz.
Fátima Holanda falou ainda sobre a importância do equipamento recebido do Naturatins. “Esse material de altura vai ser utilizado na perícia e no deslocamento para algum local de difícil acesso, sendo muito útil para ações não só para o Naturatins, mas, para quem precisar do Ciopaer”, acrescentou.
Para Pedro de Paula, policial civil e operador da aeronave, a doação do material ajudará não só a parceria com o Naturatins, mas em outras ações por todo o Estado. “E nossa unidade é multimissão, então atendemos o Tocantins em todas as frentes; assim, essa relação de parceria vai nos ajudar não só nas atividades envolvendo o Naturatins, mas em outras demandas também”.
A entrega do material foi feita pelo vice-presidente do Naturatins, Pedro Tolentino, que destacou a importância de se ter várias frentes no combate a incêndios. Ele ainda reitera a importância da segurança de todos que participam das ações. “Equipando o pessoal da linha de frente, as ações de combate a incêndios florestais não só ficam mais eficazes, com também mais segurança seguras”, finalizou.