Rio de Janeiro – No dia 23 de Março aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o 2º Seminário sobre Gestão de Frota e Segurança para a Aviação de Segurança Pública. O evento foi promovido pela empresa Safran e teve o apoio da Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que comemorou no dia 21 de março 16 anos de operações aéreas.
Participaram do evento cerca de 70 profissionais do setor. François Haas, presidente da Safran no Brasil fez a abertura do seminário dizendo sobre a importância da integração entre os órgãos e agradeceu a participação dos gestores no evento.
Os temas das palestras e debates abordaram inovação, novas tecnologias para a segurança pública, impactos dos drones nas operações aéreas e também contou com exposições de equipamentos, como drones e sistemas de optrônicos portáteis (binóculos multifunção) da Safran Electronics & Defense.
A palestra do Professor Diego Barboza do SENAI abriu o evento e abordou o tema “Inovação em Sistemas com Realidade Aumenta (RA) e Realidade Virtual (RV)”. Segundo Diego, calcula-se um investimento global de mais de US$ 2 bilhões em 2016 e 2017 na área.
Na sequência discutiu-se o impacto dos drones nas operações áreas e teve a participação do Ten Cel PMBA Renato, Cap PMMG Jean Carlos e Eron Oliveira do Detran/DF nos debates. Alguns impactos dos drones apontados pelo Cap PM Jean indicam um aumento nas demandas de apoio e da capacidade de atendimento, uma maior proximidade com as unidades operacionais e uma completação com as aeronaves tripuladas.
Novas tecnologias para a Segurança Pública foram apresentadas por Severo Silva da TSA, Daniel Carneiro da Vextron e Johann Matheus da Bembras. Johann apresentou soluções para segurança pública, como o sistema DroneDeploy que oferece a possibilidade de mapeamento, armazenamento e compartilhamento de imagens. Modelos de imagens 3D e explorar topografia de uma área são alguns de seus recursos.
A Safran também apresentou suas inovações por Roberto Pagano, Jonatan Mello e Francisco Trillo. Pagano apresentou as inovações de suporte Safran ao longo dos 80 anos da empresa, especialmente sobre o SBH – Support by the Hour.
Para saber mais sobre o que foi debatido durante o Seminário, confira as palestras:
- Inovação em Sistemas com Realidade Aumenta (RA) e Realidade Virtual (RV), Diego Barboza (SENAI);
- Impacto dos drones nas operações áreas, Ten Cel PMBA Renato, Cap PMMG Jean Carlos e Eron Oliveira do Detran/DF
- Novas tecnologias para a Segurança Pública, Severo Silva (TSA), Daniel Carneiro (Vextron) e Johann Matheus (Bembras);
- Inovações Incrementais e Suporte Safran, Roberto Pagano (Safran);
- Inovações Safran, Jonatan Mello e Francisco Trillo (Safran);
- Mecanismos de Incorporação de Frota, Ten Cel RR PMDF Josilei Gonçalves (Aviagon), Cel RR PMESP Gambaroni, Luiz Carlos (Helisul) e François Arnauld (Milistone)