O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) promoveu no dia 27 de outubro, o III Encontro de Segurança de Voo para Asas Rotativas, com a participação de pilotos, controladores de voo, mecânicos, engenheiros, inspetores, supervisores, gestores, estudantes, proprietários e empresários da aviação civil, além de representantes do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O evento foi realizado em São Paulo/SP, no Auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, com participação de 300 profissionais da aviação.
A abertura do evento foi realizada pelo Major Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, que parabenizou os participantes pela presença e envolvimento em uma atividade de tamanha importância para a segurança de voo.
Enfatizou a grandeza e o destaque da operação dos helicópteros em São Paulo e a necessidade de se observar os princípios da segurança de voo que orientam as atividades aéreas, dentre eles:
• Todos os acidentes podem e devem ser evitados.
• Os acidentes resultam de uma sequencia de eventos e nunca de uma “causa” isolada.
• O propósito da prevenção de acidentes não é restringir a atividade aérea; mas sim, estimular seu desenvolvimento com segurança.
Durante o encontro foram abordados os seguintes temas:
1- O SERIPA IV e a Prevenção de Acidentes – Coronel Aviador Sidnei Velloso da Silva Junior (Chefe do SERIPA IV).
2 – Helicópteros sob IMC – Comandante Nilton Cícero Alves – Diretoria EFAI.
3 – IHST Brasil e Medidas de Prevenção de Acidentes – Comandante Ruy Flemming Filho (Diretoria – ABRAPHE).
4 – Engine Investigations – Findings – Engenheiro Jon-Adam Michael (Gerente de Segurança de Voo da Rolls-Royce North America).
5 – A Aviação de Asas Rotativas e os Serviços ATS – Tenente Coronel Especialista em Tráfego Aéreo Eduardo Silvério de Oliveira (Chefe da SIPACEA-SRPVSP).
As palestras foram alvos de grandes elogios pelos participantes e, durante os intervalos, foram sorteados brindes ofertados pelas empresas e organizações apoiadoras.
Fonte: CENIPA.
Foto: Eduardo Alexandre Beni.