EUA – Na quarta-feira (03), o Serviço de Busca e Resgate do Xerife do Condado de Salt Lake (SLCOSAR), Utah, foi acionado para resgatar um homem na trilha do Thayne Canyon. Ele ligou para o 911 e relatou ter sido picado por uma cobra, tinha inchaço no tornozelo e não conseguia andar.
O SLCOSAR enviou três equipes para a montanha com equipamentos médicos e para retirar o paciente do local. Como estava em área de mata e de difícil acesso foi necessário o emprego do helicóptero (AW109 K2) da Intermountain Life Flight. A operadora civil possui certificação da FAA (Federal Aviation Administration) para realizar operações de resgate em montanha.
A equipe do helicóptero solicitou aos socorristas do SLCOSAR que levassem a vítima até uma área mais segura para que pudesse ser içado através do guincho do helicóptero. A equipe de Busca e Resgate avaliou o paciente e levou o homem até o local indicado, onde foi realizado seu resgate. A operação durou cerca de 3,5 horas.
As sete bases da Intermountain Life Flight estão distribuídas no Estado de Utah, localizadas ao longo da Wasatch Front e em St. George. Para sua operação 24/7, além de suas equipes especializadas em resgate e transporte aeromédico, possuem um frota de sete helicópteros (5 AW109 Grand New e 2 AW109 K2) e três aviões (2 King Air B200 e 01 Cessna CJ4). Desde sua criação em 1978, já foram transportados mas de 65.000 pacientes.