O dia 18 de outubro foi escolhido como “Dia do Médico” por ser o dia de São Lucas, consagrado pela Igreja Católica, o “amado médico”, segundo o apóstolo Paulo. Esse dia também é comemorado em muitos países, como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e foi um dos quatro evangelistas. É o autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos. São Lucas nasceu na Antioqua, na Síria, situada próxima à costa do Mediterrâneo, hoje o sudeste da Turquia, no século I da Era Cristã.
São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14). Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.
Assim, o talento de suas mãos, ofereceu esperança e longevidade, devolveu a vida a quem esteve prestes a perdê-la. Sua alma não se conteve diante do desespero de uma criança ou de um idoso.
Por isso, o médico, como São Lucas, leva esperança e alívio. Ele não escolhe o dia para exercer a sua profissão. Para ele, todo dia é dia de salvar vidas.